Aviãozinho dos Gemeos: Golaço?

aviao-gol-pandolfo-osgemeos-os-gemeos-graffiti-arte-cultura-futebol-selecao-cbf

Entre o preto e o branco há muitos tons de cinza. Não sejamos unilaterais. Criticamos tanto a visão binária, que taxa qualquer indivíduo de esquerda como comunista (leia aqui), e agora nos indignamos com OS GEMEOS por terem realizado um projeto que tem ligações com a Copa da Fifa. “Tem ligações” é muito bom, né?! E você, qual é a sua ligação? Pense bem!

Seres humanos que somos, estamos devastados com toda a incredulidade no poder público e parece que o ápice dessa revolta não chega nunca. Sempre engolimos mais um sapo e pedimos uma Coca-Cola pra enxaguar o estômago. “Coca-cola não, pois representa o sistema!”

Quanta hipocrisia!

Confesso que fiquei um pouco em dúvida sobre o que pensar quando vi o avião que vai transportar a Seleção Brasileira pintado pelos Gemeos. No exato momento escutava a trilha do documentário Cidade Cinza, cujo poster é ilustrado com trampo dos irmãos Pandolfo e… me cai essa bomba no colo. Pessoas próximas sabendo que sou fã deles me perguntaram o que eu achava. Eu respondi que não sabia, mas agora sei. E tenho dito:

Antes de mais nada, a pintura do avião não é política. A Gol é uma empresa privada (muitas vezes oportunista e antiética, eu sei), e Os Gemeos prestaram um serviço para ela. O que há de errado nisso? Nada, absolutamente nada. Muito pelo contrário, a prestação de serviço feita de forma idônea e correta significa progresso e, se ligada à cultura, melhor ainda, não, haters?!

Imaginem quantas pessoas que nunca ouviram falar neles – e que não sabem o quanto representam o Brasil mundo afora – agora tomarão conhecimento? Essa ação da Gol vai impactar de modo positivo milhões de pessoas, que de uma forma ou de outra passarão a olhar diferente para aquele muro grafitado. O único pesar é o envolvimento da agência Nine, que pertence ao Ronaldo (vira-casaca) no projeto.

O Brasil não é a Rua Augusta ou o Beco do Batman, nem o muro do Jockey, muito menos o Baixo Gávea. No Brasil de verdade eu encontrei um muro com um grafite lindo(parece mas não é dos Gemeos), coberto por mato, que provavelmente seria incendiado (o que iria queimar também a pintura, vide abaixo).

OS GEMEOS JERICOACOARAJericoacoara-CE

Talvez o avião seja um dos poucos “legados” que indiretamente a Copa proporciona. Rsrs! Não caio em contrasenso ao meu posicionamento político ao confessar que ficaria amarradão em viajar nesse, já que o mesmo permanecerá dois anos com a pintura.

os_gemeos_apagado_rio

Lembrei que outro dia vi uma pintura dos irmãos, perto da minha casa, ser apagada com jatos d’água pela COMLURB. Relatei o episódio aqui, e me pergunto: O que OS GEMEOS fazem em prol do social? Logo recobro: sim, claro, além de engrossar o coro no documentário já citado, eles continuam pintando na rua. E apesar de valerem milhões nas galerias, deixam o seu legado, dividindo espaço com tantos outros, no mesmo muro.

E a gente, tá chegando junto?

O artista quer viver de arte e, se de alguma forma, pudermos ser entusiastas desse sonho, não vejo porquê não. Todos ganhamos.

jorge-du-peixe
"Sexteto finalmente quebra o silêncio em disco bem azeitado", álbum que "pode ser caracterizado como um renascimento da banda", mas que "não ousa como nos trabalhos anteriores". Como se pode ver, a crítica recebeu com elogios moderados o disco de…
chad-wys-feat
Chad Wys utiliza pinturas e esculturas já existentes pra fazer seu trabalho, que consiste em subvertê-las de todas as formas possíveis, seja jogando tinta, pichando ou escrevendo em cima delas. Ele é, enfim, um vândalo, desses que tendemos a admirar e achar…

Formado em 2006 pelo IFF em Design Gráfico, Sérgio Barbosa não se limitou à sua área de formação acadêmica, também já trabalhou como designer de moda e gestor de projetos de co-branding, licenciamento e mídia indoor na empresa Reserva. Como empreendedor criou o site de arte e humanidades deli, e também o selo de sportwear BRAVO F.C., cuja proposta é: aproximar as pessoas das suas paixões. Através de projetos de licenciamento de clubes de futebol de menor expressão, para desenvolvimento e comercialização de linhas de produtos premium. Um sonhador, romântico inveterado, deveras apreciador do bom uso da palavra, assim como das artes em suas diversas aplicações, dentre todas as outras formas de amor.