A street art e a cidade sem texto de Matt Silber

Imagine caminhar pela cidade e não ver nenhuma palavra ou qualquer outro tipo de linguagem escrita.

É essa experiência que faz Matt Silber, artista de Chicago, no projeto chamado “The Untitled”. A separação entre texto e imagem pretende nos fazer refletir sobre a função e a importância do texto nas sociedades contemporâneas, e ao mesmo tempo revelar as estruturas presentes nas diferentes formas de comunicação visual.

Uma imagem vale mais que mil palavras? Sei não.

matt-silber-the-untitled-america-1

matt-silber-the-untitled-america-2

matt-silber-the-untitled-america-3

matt-silber-the-untitled-america-4

Outra coisa que esse projeto parece mostrar é que, quando vamos pra rua, temos uma impressão de diversidade, pelo menos no que diz respeito à linguagem, mas que as coisas não são muito bem assim. Quando olhamos com mais atenção pra os tipos de palavras que nos cercam, podemos perceber que elas via de regra vêm da publicidade ou de alguma forma de autoridade, como indicações de trânsito. A variedade de textos, em sua essência, é incrivelmente pequena.

matt-silber-the-untitled-america-5

matt-silber-the-untitled-america-6

matt-silber-the-untitled-america-7

matt-silber-the-untitled-america-8Depois de ver essa obra/denúncia, não dá pra não lembrar da street art e pensar sobre como ela inverte essa lógica, seja na forma visual ou escrita. Já falamos aqui sobre Robert Montgomery e Sean Hart, que espalham palavras pela cidade, e há pouco tempo conheci o trabalho do Coletivo Transverso, das fotos abaixo. O espaço urbano seria mais pobre sem essas iniciativas. Admiração descreve. Salve, salve!

coletivo-transverso-pessoa-amada

coletivo-transverso-desapego

coletivo-transverso-saudosismo

coletivo-transverso-vida

tramontina-the-barbecue-bible-avatar
Chequei em meus feeds desde ontem (07/05/2014) letterings lindos de mais uma campanha hypada. O que tem de especial nisso? É de uma marca nacional, a Tramontina! Saiu em vários sites gringos, representou! Quando parei pra entender percebi que vai além…
guarda chuva paula gicovate
Hoje, 09/05/2014, é o lançamento de Este é um livro sobre amor, dessa moça que eu conheci menina, Paula Gicovate, que entre outras coisas, escreve (muito). Vive disso, come, bebe e respira. É Escritora de ofício. Já foi poetisa, escreve pra…

Brasileiro residente em Berlim. Viciado em música, arte e futebol. Coautor do livro 'D4', de contos e poesias, publicado pela Editora Multifoco, e Marketing Campaign Manager na empresa upday.com