Conhecendo a Tailândia através de seus filmes

Em um mundo cada vez mais globalizado e com passagens aéreas mais em conta, conhecer a Tailândia não oferece o mesmo exotismo que propunha há 20 ou 30 anos atrás. Ainda assim, sua cultura é tão interessante e diferente da brasileira que não dá para ouvir uma música ou ver um filme de lá e não sair maravilhado, de uma maneira ou outra.

fly thai archive

Reconhecendo esta individualidade tão peculiar, o Arquivo de Filmes Tailandês resolveu assumir para si a responsabilidade de divulgar a história e a cultura nacional através de seu acervo audiovisual. Eles criaram uma conta no YouTube  onde postam um filme por dia, chegando a centenas de opções.

Seja colorido ou preto e branco, sonoro ou silencioso, oficial com imagens da Família Real ou de cunho mais experimental e com pessoas comuns, filmes antigos ou recentes, os vídeos nos oferecem uma visão privilegiada da história do país. Não tem legenda, mas quem precisa? E quanto a descrição, é só jogar no Google Tradutor e ter uma ideia do que se trata.

hoje-eu-quero-voltar-sozinho-feat
Muito já se falou sobre Hoje eu quero voltar sozinho aqui (na grande mídia e na crítica especializada) e lá fora, além dos prêmios recebidos em Berlim, então prefiro para não chover no molhado falar de como fiquei impressionado não somente…
tulsi-feat
Já postamos sobre Pretty Whores há uns 2 anos aqui, mas de lá pra cá a artista continuou mandando bem, e muito. O universo criado por essa australiana é repleto de junkies e seres bizarros que transmitem uma impressão de nojo,…

Formado em cinema depois de passagens por direito e jornalismo, trocou o stress dos sets de filmagem pela luta diária e contínua da preservação audiovisual. Tenta viajar pelo menos uma vez por mês, nem que seja por meios alternativos (leia-se: música e cinema), tentando sempre explorar novos lugares e desafios. Fã de tênis, rúgbi (mais pelos jogadores...), judô, natação e de todos esportes olímpicos, evitando qualquer patriotismo patotado, curte de tudo, de pintura a política, mas são as músicas e filmes que costumam mudar sua vida diariamente. Tenta atualizar com certa infrequência os vários blogs que mantém e os muitos projetos que inicia, como escrever, pintar, fazer colagens e fotografar. Possui o poder de transformar tudo numa lista de melhores.