O erro do Ipea e a máquina da verdade

Dessa vez “a máquina da verdade” falhou, e brabo. É como se a Igreja soltasse um comunicado falando “foi mal aí, mas houve uma confusão em relação à data do nascimento de Jesus, e o calendário vai ter que ser alterado. Estamos oficialmente no ano de 2035″.

graffiti-berlin-the-truth-maschine

Encontrei outro dia esse grafite em Berlim, e fiquei pensando na principal frase que ele mostra: The Truth Maschine. A máquina da verdade retratada é composta por três entidades híbridas e sinistras. Notem que no braço direito de uma delas vai um agradecimento ao Playstation (provavelmente simulando uma ação de marketing). E no alto está o símbolo do infinito.

Mas saindo do universo das metáforas, não há dúvida de que a ciência e a religião estão entre as maiores produtoras de verdades e certezas que conhecemos. O erro do Ipea, assim, trolla a todos nós, que tomamos dados estatísticos como fontes confiáveis. Apesar de sabermos que a sociedade brasileira é sim machista e que o estupro é um problema real e grave, uma falha dessa proporção coloca em xeque também outros procedimentos que produzem muitas de nossas crenças.

valesca-popozuda-nao-mereco-ser-estuprada

erro-ipea-estupro

pegadinha-do-malandro

cumpadre-washington-sabe-de-nada-inocente

“Fatos são pedras duras”, diria Clarice Lispector. E continuariam sendo, na hipotética (mas bem plausível) situação do Ipea ter reconhecido o erro e deixado quieto. É claro que concordo com a Valesca, mas o ponto é que temos uma ideia de “precisão” que é em grande medida ilusória. Quantos erros nesse sentido vem realmente à tona? E, pior, quantas pesquisas – sejam eleitorais, comportamentais etc – não são de antemão manipuladas pelos operadores da máquina?

Não sei não. As teorias e os números mudam de tempos em tempos, e com eles a nossa percepção da realidade. Mas na dúvida consulto o http://oipeaapurou.tumblr.com/

cinefilos_deli
Página inicial do Rate Your Music Um dos sites mais legais para se exercer a cinefilia é o Rate Your Music. Como o próprio nome indica, ele foi criado para que os usuários deem notas aos álbuns de música,…
lolla
"Ah, só pra te avisar: com certeza eu vou chorar nesse show", eu disse para meu amigo. E não deu outra. Rever o Arcade Fire - que, na minha opinião, é a melhor banda da atualidade - foi emocionante. Sabe…

Brasileiro residente em Berlim. Viciado em música, arte e futebol. Coautor do livro 'D4', de contos e poesias, publicado pela Editora Multifoco, e Marketing Campaign Manager na empresa upday.com