Um lar para os cinéfilos

Página inicial do Rate Your Music

Página inicial do Rate Your Music

Um dos sites mais legais para se exercer a cinefilia é o Rate Your Music. Como o próprio nome indica, ele foi criado para que os usuários deem notas aos álbuns de música, o que dá origem a diversos tipos de rankings (gerais, anuais, temáticos etc). Os usuários também têm a possibilidade de criar uma infinidade de listas, além de haver um espaço para debates e conversas. Funciona muito bem para os fãs de música, mas vou falar mais aqui de uma seção de filmes que foi crescendo com o passar dos anos.

A parte cinematográfica ainda está em fase beta, mas já possui dezenas de milhares de filmes cadastrados. Uma lista criada reúne os usuários que mais votaram para os filmes (de 0,5 a 5 estrelas) e é liderada por um norte-americano que está chegando perto de ter dado notas a 11 mil títulos!

Melhores álbuns de todos os tempos segundo os usuários do RYM

Melhores álbuns de todos os tempos segundo os usuários do RYM

Top 5 cinematográfico (do momento) de 1988. A lista é feita a partir de uma fórmula que mescla a nota geral, quantidade de votos e assiduidade do usuário. Quantos você já viu?

Top 5 cinematográfico (do momento) de 1988. A lista é gerada a partir de uma fórmula que mescla, entre outros, a nota geral e quantidade de votos. Cada usuário tem um peso diferente, de acordo com a participação no site. Quantos você já viu? 

Página de Andy Warhol no RYM, com dados biográficos, listas e gêneros das quais faz parte e sua filmografia. A nota em preto é a média geral e a verde é a do usuário - no caso, eu.

Página de Andy Warhol no RYM, com dados biográficos, listas e gêneros das quais faz parte e sua filmografia. A nota em preto é a média geral (de um máximo de 5,0) e a verde é a do usuário – no caso, eu.

Se encontra de tudo no site, como se vê nas fotos. Podemos procurar filmes obscuros de 1971  ou acompanhar os melhores filmes de 2014, onde Robocop se segura no top10 e um filme brasileiro vem logo atrás, o terror Quando eu era vivo. Curtas e longas, filmes iranianos, indianos e italianos, grandes sucessos e filmes quase raros se misturam e é um ótimo espaço para garimpar e descobrir coisas novas até porque a grande base de usuários é composta de cinéfilos, se diferenciando de um gosto mais mainstream do IMDB, por exemplo.

Rankings também podem ser feitos por usuários de certos países (O Poderoso Chefão lidera no Brasil, Pulp Fiction na Argentina  e O Iluminado é o mais bem conceituado entre os sete usuários da Islândia que, de fato, são fãs do Kubrick, já que Laranja Mecânica e Nascido Para Matar completam o top3 do país nórdico.

O RYM é um prato cheio para fãs de estatísticas. Aí em cima um levantamento detalhado das notas dadas aos filmes.

O RYM é um prato cheio para fãs de estatísticas. Aí em cima um levantamento detalhado das notas dadas aos filmes.
Aqui podemos dividir os filmes já avaliados por décadas. Representando quase metade dos filmes o século XXI não está tão bem na (minha) fita.

Aqui podemos dividir os filmes já avaliados por décadas. Representando quase metade dos filmes o século XXI não está tão bem na (minha) fita.

São essas peculiaridades que fazem o site especial. Dá para passar horas lá e ainda, como o LastFM, conhecer gente que tem gosto parecido com o teu e comentar/participar de listas geradas pelos outros. Além de ser um jeito perfeito de registrar as idas ao cinema e sites de torrent e lembrar depois de uns três ou quatro anos o que você achou de um filme que nem se lembrava mais!

rafman-feat
Além de roubar uns dados pessoais por onde passa, a principal função do Google Street View é simples: fornecer aos seus usuários uma experiência de localização mais próxima, coletando imagens ao nível da rua e permitindo que as observemos. Pode-se dizer,…
sergio-mallandro-feat
Dessa vez "a máquina da verdade" falhou, e brabo. É como se a Igreja soltasse um comunicado falando "foi mal aí, mas houve uma confusão em relação à data do nascimento de Jesus, e o calendário vai ter que ser…

Formado em cinema depois de passagens por direito e jornalismo, trocou o stress dos sets de filmagem pela luta diária e contínua da preservação audiovisual. Tenta viajar pelo menos uma vez por mês, nem que seja por meios alternativos (leia-se: música e cinema), tentando sempre explorar novos lugares e desafios. Fã de tênis, rúgbi (mais pelos jogadores...), judô, natação e de todos esportes olímpicos, evitando qualquer patriotismo patotado, curte de tudo, de pintura a política, mas são as músicas e filmes que costumam mudar sua vida diariamente. Tenta atualizar com certa infrequência os vários blogs que mantém e os muitos projetos que inicia, como escrever, pintar, fazer colagens e fotografar. Possui o poder de transformar tudo numa lista de melhores.