A Absolut não se cansa de mandar bem.

Outro dia em uma conferência de marketing falavam sobre a percepção das pessoas a respeito do mercado de bebidas alcoólicas no Brasil, em especial o de vodka.

Diferentemente do que acontece com as cervejas (que são separadas em vários grupos distintos, como fortes, leves, encorpadas, aguadas etc), as vodkas são separadas basicamente em dois grupos: as boas e as ruins.

Como então criar valor para uma marca de vodka, que é vista genericamente como “boa” ao lado de várias outras?

É isso que a Absolut ensina.

Suas campanhas publicitárias são centradas na garrafa, que atingiu um nível mítico semelhante ao da Coca-Cola: ambas para serem reconhecidas dependem apenas do contorno.

coca cola bottle shape

absolut vodka bottle shape

Talvez por possuir essas linhas tão bem gravadas na memória coletiva é que a marca não economiza no lançamento de edições especiais. Os desenhos e texturas que preenchem as linhas estão sempre mudando e adquirindo um motivo novo.

Sua primeira parceria com um artista foi em 1985, com seus cartazes sendo assinados por ninguém menos que Andy Wahrol. Depois vieram colaborações de Keith Haring, Louise Bourgeois, Romero Britto (ninguém é perfeito) e Damien Hirst.

absolut warhol image

absolut haring image

absolut bourgeois image

absolut britto image

absolut-hirst

Cada colaboração bem-sucedida fez crescer seu universo simbólico. Decidindo reafirmar uma característica que a essa altura já estava latente, a Absolut lançou, em 2011, o projeto Absolut Blank, em que 20 artistas contemporâneos (entre eles o brasileiro Adhemas Batista) foram convidados a ilustrar campanhas da marca. O mote foi “All starts with an Absolut Blank”, fazendo referência à ideia de que todos possuem a capacidade de criar a partir de uma tela ou papel em branco.

absolute blank series

absolut blank series two

Este projeto foi o que faltava para a Absolut se afirmar como uma importante plataforma mundial de arte. Através disso a marca conseguiu atingir seus objetivos comerciais, diferenciando-se de outras vodkas tidas como “boas” e fazendo das suas garrafas objetos de coleção.

O que me motivou a escrever esse artigo foi ver recentemente mais uma edição especial ser lançada, a Absolut Denim, que, como não poderia deixar de ser, é incrível.

absolut denim image

absolut denim image two

CJ

sabotage-jay-z-thumb
Em comum as "tretas" e a pele preta. Entre eles contrastes continentais em imensuráveis 901 problemas. Jay-z está anos luz à frente. Ataca em várias frentes, é empreendedor nato e com fama de midas. Na moda adquiriu a BBC/ Ice…
calca-chino-thumb
Utilizadas pelo exército Britânico e Francês e mais tarde pelo americano, a calça Chino tornou-se item indispensável no armário do homem contemporâneo. Virou moda quando os veteranos americanos de origem latina(ticanos) retornaram das Filipinas com suas calças 100% algodão e…

Brasileiro residente em Berlim. Viciado em música, arte e futebol. Coautor do livro 'D4', de contos e poesias, publicado pela Editora Multifoco, e Marketing Campaign Manager na empresa upday.com